Nos filmes dos Jetsons, os personagens faziam compras de forma
totalmente high-tech. Era divertido vê-los comprar e nem sequer tirar
seus alimentos para passar pelo caixa. Quando via a animação, eu era
criança e sonhava para que isso acontecesse logo. Mas, depois de alguns
anos, parece que o meu desejo começa a se tornar realidade. Alguns
supermercados estão implementando novas tecnologias para transformar a
experiência de ir às compras. Na Alemanha, por exemplo, os supermercados
estão usando o celular como assistente de compras. Para isso, basta
instalar um programa gratuito para que o dispositivo registre o que você
coloca no carrinho com a ajuda da câmera fotográfica. Na área dos
congelados, todos os pacotes do freezer têm um microchip. Quando
retirados, o supermercado calcula quantos restam e já informa para o
estoque. Na área de amostras grátis, o cliente pode inserir um cartão
para desgustar até 16 marcas. Mas cada cliente só pode tomar seis
copinhos a cada visita. Na hora de pagar, como todos os produtos foram
escaneados com o celular, basta encerra a compra que ele gera um código
de barras na tela. Este código é colocado num leitor e o pagamento é
feito com dinheiro ou cartão de crédito. Em breve, será possível fazer o
pagamento diretamente pelo celular por ondas de rádio. Nada mal. No
Brasil, há um projeto piloto em um supermercado do grupo Pão de Açúcar.
Por enquanto, essas novas tecnologias ainda são caras. Mas, como sempre,
a tendência é que esses dispositivos fiquem mais acessíveis. Vamos
esperar e aí todos poderemos ter a experiência de comprar como a dos
Jetsons. Confira aqui o vídeo (em inglês) produzido pela BBC que mostra o supermercado high-tech alemão.