Lojistas e pequenos comerciantes normalmente tem dificuldades em parar e
efetuar um plano de marketing e promoção do seu negócio.
Hoje em nossa coluna resolvi dar algumas dicas rápidas e de fácil
aplicabilidade para melhorar sua divulgação.
1 Desenvolva uma logomarca que contenha a informação sobre o seu tipo de
negócio.
2 Caso sua logomarca não possua esta informação, coloque-a no verso do seu
cartão de visitas.
3 Imprima panfletos e distribua em outras lojas parceiras.
4 Sempre tenha seu cartão de visitas com você e distribua para todas as
pessoas que você tiver contato. Fale do seu negócio.
5 Desenvolva um calendário anual. Pode ser imã de geladeira, de mesa, de
bolso ou o tradicional (folhinha).
6 Desenvolva uma frase de efeito (assinatura) sobre seu negócio e imprima-a
em todos seus materiais: cartões de visita, folhas de fax, assinaturas de email,
panfletos e folhetos.
7 Inclua declarações sobre sua qualidade de serviços ou de produtos
declaradas por seus clientes mais fiéis.
8 Faça um calendário promocional do seu negócio, estabelecendo prazo das
promoções e temas, para cumprir anualmente.
9 Estabeleça um percentual do seu faturamento para ser investido em ações de
marketing e se possível, faça um plano de marketing baseado no montante
financeiro, com ações feitas mês a mês.
10 Imprima sua logo em camisetas e distribua para seus colaboradores usarem
como uniforme.
11 Melhore a arrumação de seus produtos no ponto de venda.
12 Consulte as melhores cores para serem aplicadas no seu negócio no meu blog
e aplique em materiais, pintura de fachada, pintura interna, decoração e
materiais promocionais.
13 Disponha de seu tempo e incentive também sua equipe para participar ao
menos uma vez ao ano de um trabalho voluntário em sua comunidade. Na ocasião
comunique isso na sua região através de faixas e camisetas para sua equipe.
14 Faça vitrines de seus produtos e as divulgue em outras lojas
parceiras.
15 Crie uma área de espera agradável para seus consumidores dentro de sua
loja, com cadeiras, flores e preferencialmente um bom e velho cafezinho e água
frescos.
16 Capte os dados de seus clientes em um banco de dados.
17 Envie as promoções para este banco de dados através de email.
18 Presenteie uma vez ao ano seus melhores clientes.
19 Escolha o melhor vendedor de sua loja para receber um treinamento de
vendas e peça a ele que treine os demais componentes da loja, repassando o
conhecimento adiante
.
20 Crie um programa de fidelidade para incentivar a re-compra.
Procure escolher algumas destas ações para serem feitas ao longo do ano e,
assim, cada dia mais, captar novos clientes e incentivar a re-compra.
Boa sorte, bons negócios!