Café e notícias quentes com o LinkedIn

sexta-feira, 1 de abril de 2011 1 comentários

Ação espetacular do LinkedIn nas ruas de Nova York e San Francisco. Para promover os 100 milhões de usuários e o LinkedIn Today, uma espécie de jornal para profissionais de negócios, a mídia social colocou nas ruas um caminhão totalmente adesivado distribuindo notícias e café quente aos transeuntes. Hoje o caminhão estará na frente do Empire State. Quer seguir o caminhão basta acessar o Twitter do LinkedIn Today ou as hashtags  #LinkedInTruck_SF e #LinkedInTruck_NY

Mídias Sociais no Brasil

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Enquanto a maioria das pessoas compara o Orkut com o Facebook, a empresa de pesquisas e monitoramento na internet E-life e a InPress Porter Novelli, compararam todas as ferramentas consideradas de mídia social. E a descoberta é que o Orkut não é mais o rei absoluto no Brasil.

Dos quase 1 300 usuários entrevistados, 87,2% disseram que acessam o Twitter de sete a cinco vezes por semana, contra 72,6% que acessa o Orkut no mesmo período. É o líder, portanto, em frequência de acesso. Seria diferente se fossem analisados outros critérios.

Segundo lugar no tempo de uso dos internautas, o Orkut ainda é o primeiro colocado entre as redes sociais com mais cadastrados no Brasil — 89,6% dos respondentes têm conta na rede. O Twitter é o segundo, com 80,1% e o YouTube o terceiro, com 79,6%. O Facebook aparece na quinta posição, com 57,6% dos entrevistados registrados.

Cada rede social, no entanto, parece ter uma função definida na rotina dos usuários. O Twitter, de acordo com 70% dos respondentes, é usado para leitura de notícias. O Orkut serve para contato com os amigos (segundo 86% das pessoas ouvidas) e o YouTube para passatempo e diversão (89,6%).

REDE SOCIAL X BLOG | Os mais acessados do Mundo.

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Empresas + Visitadas no Brasil  pelo Facebook..

O site SocialBakers, principal fonte de análises e estatísticas no Facebook, divulgou um relatório sobre o Brasil onde listou as marcas que mais engajam seus fãs na rede social (que cresce no Brasil 6 vezes mais rápido do que no mundo – ComScore)  no mês de Abril de 2011

Qual é a Diferença entre Propaganda e Publicidade?

quarta-feira, 30 de março de 2011 0 comentários

Certo dia, ouvi uma pessoa perguntando para o seu amigo o seguinte: “por que as faculdades sempre dizem que o curso é de publicidade e propaganda? Não é a mesma coisa”? Nesse momento, parei alguns segundos para refletir sobre a questão. Muita gente, até mesmo quem trabalha na área, não sabe a diferença entre uma e outra.

Puxei pela memória as aulas na faculdade. Na época, o professor tratou logo de identificar os supostos “irmãos gêmeos”. Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos. Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante.

Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião, pois o único interesse dela é te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.

Outro bom exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.



























No dia a dia, acredito que essa diferença é irrelevante, afinal os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam. O importante é que a mensagem seja passada de forma clara e objetiva.

Por outro lado, é bom ficar por dentro desse assunto, pois é terrível um publicitário não saber diferenciar o que é propaganda do que é publicidade. É o mesmo que trocar o nome de dois gêmeos e não se importar com isso.


Uma Introdução ao Marketing Boca a Boca

terça-feira, 29 de março de 2011 0 comentários

Segundo a womma – Word of Mouth Marketing Association, o termo “marketing boca a boca” não se refere apenas a criar boca a boca , mas a fazê-lo funcionar dentro de um marketing objetivo.
São técnicas orientadas para incentivar e ajudar as pessoas a falarem umas com as outras sobre produtos e serviços; fazer pessoas influentes, formadoras de opiniões, saberem sobre as qualidades de um produto ou serviço, na expectativa de que as divulguem no seu círculo de influência.
O marketing boca a boca se propõe a habilitar as pessoas a compartilharem suas experiências. É a aposta no uso da voz do próprio público em prol da marca. São técnicas baseadas nos conceitos de satisfação do consumidor, no diálogo franco e aberto, transparente, nunca fake.

Os elementos básicos do Marketing Boca a Boca são:

  • Educar as pessoas sobre seus produtos e serviços
  • Identificar as pessoas mais suscetíveis de partilhar as suas opiniões
  • Fornecer ferramentas que tornarão mais fácil o compartilhamento de informações
  • Estudar como, onde e quando opiniões e pareceres estão sendo compartilhados
  • Ouvir e responder aos adeptos, detratores, e neutrais

Técnicas que estão orientadas para incentivar e ajudar as pessoas a falar umas com as outras sobre produtos e serviços:

  • Buzz Marketing: Usando o entretenimento de alto nível ou notícias para pedir às pessoas para falar sobre sua marca.
  • Marketing Viral: Criação de entretenimento informativo ou mensagens que são concebidas para serem transmitidas de uma forma exponencial, muitas vezes por via eletrônica ou por e-mail.
  • Community Marketing: Formando nicho ou o apoio das comunidades que são suscetíveis a partilhar interesses sobre a marca (tais como grupos de utilizadores, fã clubes, e fóruns de discussão); fornecendo ferramentas, conteúdos e informação de apoio a essas comunidades.
  • Grassroots Marketing: Organizar e motivar voluntários a empenhar-se em evangelismo pessoal ou local.
  • Marketing de Evangelização: Cultivo de evangelistas, advogados ou voluntários, que são encorajados a assumir um papel de liderança para ativamente espalhar a palavra em seu nome.
  • Seeding: Colocar o produto à mão do usuário, no momento certo, fornecendo informações ou amostras a indivíduos influentes.
  • Marketing de Influência: identificação das principais comunidades e formadores de opinião que são suscetíveis a falar sobre produtos e têm a capacidade de influenciar a opinião dos outros.
  • Cause Marketing: apoiar causas sociais para ganhar respeito e apoio das pessoas que se sentem fortemente identificadas com a causa.
  • Criação de Conversações: pegar frases, entretenimento, divertimento, jogos, promoções, concebidos para iniciar a atividade boca a boca.
  • Brand Blogging: Criação e/ou ativação de blogs que participam da blogosfera, com espírito aberto, transparentes, opinativos; partilhando informação de valor para a sua comunidade de usuários.
  • Programas de Referenciação: Criação de ferramentas que permitem aos clientes satisfeitos referenciar produtos e serviços aos seus amigos.
Em Mídias Sociais, campo fértil para o Marketing Boca a Boca, ouvir o consumidor significa:
  1. Não filtrar conversas;
  2. Responder prontamente e com sinceridade às suas preocupações;
  3. Valorizar a opinião do interlocutor, seja ela positiva, negativa ou neutra.

Como fazer?

1. Incentivando comunicações

  • Desenvolvendo ferramentas para tornar mais fácil “dizer sobre” a um amigo
  • Criando e/ou utilizando-se de ferramentas de fóruns e comentários
  • Trabalhando com blogs e outras ferramentas de redes sociais

2. Dando às pessoas alguma coisa para falar

  • A informação que pode ser partilhada ou transmitida
  • Criando publicidade que encoraja a conversa
  • Trabalhando com o desenvolvimento de elementos a cerca do produto / serviço

3. Criando comunidades onde as pessoas referenciam

  • Criar grupos de utilizadores e fã clubes
  • Apoiar grupos formadores de opinião em torno do seu produto
  • Debates em fóruns sobre os seus produtos

4. Trabalhando com comunidades influentes

  • Encontrar pessoas que são suscetíveis a responder a sua mensagem
  • Identificando as pessoas que são capazes de influenciar seus clientes-alvo
  • Informar essas pessoas sobre o que faz e incentivá-las a espalhar a palavra
  • Boa-fé e esforços para apoiar causas e questões que são importantes para esses indivíduos

5. Criando evangelistas ou advogados da marca

  • O fornecimento de ferramentas para reconhecimento de defensores
  • Recrutar novos possíveis embaixadores, ensinando-lhes sobre os benefícios de seus produtos, e incentivando-os a falar sobre elas

6. Pesquisando e ouvindo o feedback dos clientes

  • Monitoramento de conversas on-line e off-line pelos adeptos, detratores e neutrais
  • Ouvir e responder a comentários, tanto positivos como negativos

7. Adotando transparência nas conversas

  • Incentivar as conversas com as partes interessadas
  • A criação de blogs e outras ferramentas para compartilhar informações
  • Participar abertamente, de cara limpa, em blogs e discussões on-line

8. A co-criação e partilha de informações

  • Envolver os consumidores no seu marketing (feedback em campanhas criativas, permitindo-lhes criar comerciais etc)
  • Permita o acesso em primeira mão à informação e ao conteúdo pelos agentes de comunicação escolhidos

Podem ser consideradas práticas anti-éticas em Marketing Boca a Boca:

  • Qualquer prática destinada a enganar as pessoas sobre o envolvimento de marketing em uma comunicação;
  • Pagar para que agentes de mídias sociais falem (ou promovam) um produto para a empresa, restringindo-lhes a expressão ou manipulando a sua opinião;
  • Usar falsas identidades em uma discussão online para promover um produto, tendo, ao longo de um web site, conversa ou promover experiências contra a vontade ou regras estabelecidas pelo titular.
  • Usar um software automatizado ( ‘bots’) para postar comentários alheios ou inadequados para outros blogs ou comunidades online.
  • Spam: Envio em massa ou e-mails não solicitados ou outras mensagens, sem clara ou voluntária permissão.
  • Divulgar informações falsas ou enganosas.

Guerilha no Jardim gerou Classificados.

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Empresa de floricultura em Lodres adota uma forma divertida na cidade, onde os tambores de lixo foi usado para demonstração das novas flores com o nome e telefone da empresa, foi colocado mais de 20 em toda cidade em lugares estrategicos, fazendo um boca a boca em jornais, Tvs, e noticiarios de toda a cidade.

Fonte: squidoo

Marketing de Guerrilha

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Ação de Marketing de Guerrilha muito bem planejada estrategicamente nas areias de Copacabana no Rio de Janeiro. A ação era gerar o Marketing Viral, foi feita pela empresa Puma in Rio, divulgando a marca de Tênis Puma. A intenção era que as pessoas entrassem no site e descobrissem o enigma.

CONFIRA VIDEO NESTE POST

Nós somos a versão social da sua agência. E sua agência de social mídia.

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POSTCARD DIRETO DO FORNO

20 Dicas Rápidas Sobre Marketing de Varejo.

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Lojistas e pequenos comerciantes normalmente tem dificuldades em parar e efetuar um plano de marketing e promoção do seu negócio.
Hoje em nossa coluna resolvi dar algumas dicas rápidas e de fácil aplicabilidade para melhorar sua divulgação.

1 Desenvolva uma logomarca que contenha a informação sobre o seu tipo de negócio.

2 Caso sua logomarca não possua esta informação, coloque-a no verso do seu cartão de visitas.

3 Imprima panfletos e distribua em outras lojas parceiras.

4 Sempre tenha seu cartão de visitas com você e distribua para todas as pessoas que você tiver contato. Fale do seu negócio.

5 Desenvolva um calendário anual. Pode ser imã de geladeira, de mesa, de bolso ou o tradicional (folhinha).

6 Desenvolva uma frase de efeito (assinatura) sobre seu negócio e imprima-a em todos seus materiais: cartões de visita, folhas de fax, assinaturas de email, panfletos e folhetos.

7 Inclua declarações sobre sua qualidade de serviços ou de produtos declaradas por seus clientes mais fiéis.

8 Faça um calendário promocional do seu negócio, estabelecendo prazo das promoções e temas, para cumprir anualmente.

9 Estabeleça um percentual do seu faturamento para ser investido em ações de marketing e se possível, faça um plano de marketing baseado no montante financeiro, com ações feitas mês a mês.

10 Imprima sua logo em camisetas e distribua para seus colaboradores usarem como uniforme.

11 Melhore a arrumação de seus produtos no ponto de venda.

12 Consulte as melhores cores para serem aplicadas no seu negócio no meu blog e aplique em materiais, pintura de fachada, pintura interna, decoração e materiais promocionais.

13 Disponha de seu tempo e incentive também sua equipe para participar ao menos uma vez ao ano de um trabalho voluntário em sua comunidade. Na ocasião comunique isso na sua região através de faixas e camisetas para sua equipe.

14 Faça vitrines de seus produtos e as divulgue em outras lojas parceiras.

15 Crie uma área de espera agradável para seus consumidores dentro de sua loja, com cadeiras, flores e preferencialmente um bom e velho cafezinho e água frescos.

16 Capte os dados de seus clientes em um banco de dados.

17 Envie as promoções para este banco de dados através de email.

18 Presenteie uma vez ao ano seus melhores clientes.

19 Escolha o melhor vendedor de sua loja para receber um treinamento de vendas e peça a ele que treine os demais componentes da loja, repassando o conhecimento adiante
.
20 Crie um programa de fidelidade para incentivar a re-compra.
Procure escolher algumas destas ações para serem feitas ao longo do ano e, assim, cada dia mais, captar novos clientes e incentivar a re-compra.

Boa sorte, bons negócios!

Porque estabelecer um conjunto de idéias sobre seu negócio?

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Ao abrir um negócio é necessário refletirmos muito sobre o que queremos oferecer ao mercado, para quem oferecer, a que preço, em que região. Refletindo sobre todos os temas que possam envolver seu futuro negócio, você pode estabelecer claramente o que irá nortear suas decisões do dia a dia.
Vamos a alguns exemplos? Estabeleça uma listagem de 10 palavras que definam seu negócio. Estas palavras deverão lhe apoiar para qualquer decisão que você tomar, a fim de ter sempre consistência.
Vamos pensar em um negócio muito comum: um bar.
Pensemos nas 20 palavras? Por exemplo, é um bar para público jovem, de fim de semana, um lugar no centro da cidade, para ver e ser visto, para virar referência na cidade como ponto de encontro do pessoal, que toca música pop/rock nacional e internacional.

As 10 palavras/expressões que poderiam defini-lo são: divertido, ponto-de-encontro, moderno, descolado, bacana, jovem, com música, bar, para fins de semana, bem localizado.

Você deve estar pensando, pra que serviriam essa listagem de palavras? Bem vamos lá.
Por exemplo, alguém oferece, neste mesmo bar, colocar música dos anos 70. Pode até ser que a galera jovem conheça essa música, porém será que irá atrair o pessoal mais descolado da cidade? Ou será que tocando rock/pop atual sería mais atraente para este público? Outro exemplo, alguém sugere abrir durante a semana. Se o bar ficou famoso por abrir só em fins de semana, será que irá reunir gente o suficiente pra valer pagar os garçons contratados? Mais um pra finalizar: alguém sugere tirar a música: como um lugar divertido e pra gente jovem pode não ter música?

Procurei simplificar o conceito, que na verdade pode ser trabalhado com muito mais profundidade. Ao escolher as “palavras-chave” do seu negócio, você estabelece uma forma fácil de saber para onde você irá, a que você veio, e para quem. Como também, o que você pode ou não pode fazer, a fim de que o DNA (as características principais do seu negócio) sempre permaneçam consistentes, dentro do que você visualizou. Assim você pode evitar decisões equivocadas sobre o caminho a ser tomado.

Pense sobre seu negócio. Reflita para onde quer ir. Estabeleça um foco. Se especialize nesse foco. Conheça seu público com profundidade. Assim você terá mais chances de dar certo.

Bons pensamentos, bons negócios!

Faça um Test Driver no Blog!

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