Certo dia, ouvi uma pessoa perguntando para o seu amigo o
seguinte: “por que as faculdades sempre dizem que o curso é de publicidade e
propaganda? Não é a mesma coisa”? Nesse momento, parei alguns segundos para
refletir sobre a questão. Muita gente, até mesmo quem trabalha na área, não sabe
a diferença entre uma e outra.
Puxei pela memória as aulas na faculdade. Na época, o professor
tratou logo de identificar os supostos “irmãos gêmeos”. Propaganda é o ato de
divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos. Publicidade é fazer
isso com objetivo de lucro por parte do anunciante.
Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a
vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião, pois o único
interesse dela é te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas
se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos,
transforma-se em publicidade.
Outro bom exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o
Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso
é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.
No dia a dia, acredito que essa diferença é irrelevante, afinal
os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns
momentos, elas se misturam. O importante é que a mensagem seja passada de forma
clara e objetiva.
Por outro lado, é bom ficar por dentro desse assunto, pois é
terrível um publicitário não saber diferenciar o que é propaganda do que é
publicidade. É o mesmo que trocar o nome de dois gêmeos e não se importar com
isso.
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