Porque estabelecer um conjunto de idéias sobre seu negócio?

terça-feira, 29 de março de 2011

Ao abrir um negócio é necessário refletirmos muito sobre o que queremos oferecer ao mercado, para quem oferecer, a que preço, em que região. Refletindo sobre todos os temas que possam envolver seu futuro negócio, você pode estabelecer claramente o que irá nortear suas decisões do dia a dia.
Vamos a alguns exemplos? Estabeleça uma listagem de 10 palavras que definam seu negócio. Estas palavras deverão lhe apoiar para qualquer decisão que você tomar, a fim de ter sempre consistência.
Vamos pensar em um negócio muito comum: um bar.
Pensemos nas 20 palavras? Por exemplo, é um bar para público jovem, de fim de semana, um lugar no centro da cidade, para ver e ser visto, para virar referência na cidade como ponto de encontro do pessoal, que toca música pop/rock nacional e internacional.

As 10 palavras/expressões que poderiam defini-lo são: divertido, ponto-de-encontro, moderno, descolado, bacana, jovem, com música, bar, para fins de semana, bem localizado.

Você deve estar pensando, pra que serviriam essa listagem de palavras? Bem vamos lá.
Por exemplo, alguém oferece, neste mesmo bar, colocar música dos anos 70. Pode até ser que a galera jovem conheça essa música, porém será que irá atrair o pessoal mais descolado da cidade? Ou será que tocando rock/pop atual sería mais atraente para este público? Outro exemplo, alguém sugere abrir durante a semana. Se o bar ficou famoso por abrir só em fins de semana, será que irá reunir gente o suficiente pra valer pagar os garçons contratados? Mais um pra finalizar: alguém sugere tirar a música: como um lugar divertido e pra gente jovem pode não ter música?

Procurei simplificar o conceito, que na verdade pode ser trabalhado com muito mais profundidade. Ao escolher as “palavras-chave” do seu negócio, você estabelece uma forma fácil de saber para onde você irá, a que você veio, e para quem. Como também, o que você pode ou não pode fazer, a fim de que o DNA (as características principais do seu negócio) sempre permaneçam consistentes, dentro do que você visualizou. Assim você pode evitar decisões equivocadas sobre o caminho a ser tomado.

Pense sobre seu negócio. Reflita para onde quer ir. Estabeleça um foco. Se especialize nesse foco. Conheça seu público com profundidade. Assim você terá mais chances de dar certo.

Bons pensamentos, bons negócios!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
. © 2011 | Designed by Promott, Campo Grande MS (67) 3306-8318, Rua Dom Vicente Maria Priante 24, Bairro São Francisco